Bom eu tenho acne, porém, não é das grandes, claro que de vez em quando aparece algumas horríveis.
Costumo ter algumas no rosto, costas e entre os seios ( de vez em quando da vontade de não sair de casa).
O pior de tudo é quando temos que usar um biquíni ou vestido tomara-que-caia, da uma vergonha imensa!!!
Bom vamos falar um pouquinho sobre ela:
Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e deixando cicatrizes ou manchas.
Tipos de lesões
- Seborréia: é o excesso de secreção sebácea que ocorre no rosto e tronco. A pele se torna oleosa e brilhante e com aparente dilatação do orifício de saída do folículo pilossebáceo. Ainda que as pessoas que desenvolvem a doença produzam maior quantidade de sebo que os não afetados, a intensidade da acne nem sempre está relacionada com a intensidade de seborréia. Uma medida para impedir o excesso de produção sebácea é o uso de retinóides tópicos e isotretinoína; tais medicamentos interferem no tamanho e produção de sebo das glândulas sebáceas.
- Comedão: é a lesão mais característica da acne. O comedão fechado é de difícil visualização, sendo uma elevação cutânea de cor embranquecida ou amarelada. O comedão aberto costuma não ser elevado. No entanto, pode se apresentar como uma pequena elevação dura de cor preta, devido à oxidação da superfície do sebo.
- Pápula: é a inflamação do comedão, que se torna avermelhado e aumenta de tamanho de 1 a 4 milímetros. É dolorosa e se desenvolve principalmente do comedão fechado. O comedão aberto se inflama quando manipulado sem assepsia.
- Pústula: é a evolução da pápula, com elevação da pele em uma bolsa de pus de profundidade variável, acompanhada de coceira e dor.
- Nódulo: é uma lesão profunda, coberta por pele normal que evolui até a inflamação e termina com a formação de cicatrizes.
- Cicatriz: as cicatrizes podem ser atróficas, hipertróficas ou queloides. Os quelóides se apresentam como inchaços bem delimitados, porém de formato irregular de cor rosa a vermelho escuro.
Como surge a acne ou espinha ?
A acne se forma nos folículos pilo-sebáceos, os quais são formados por um pêlo e uma glândula sebácea. Estes localizam-se principalmente na face e região anterior e posterior do tórax. As lesões geralmente têm início em indivíduos propensos quando a produção de sebo aumenta, mais freqüentemente durante a adolescência por estímulo hormonal.
Como tratar?
Bom como entre os 11 aos 18 anos, normalmente é hormonal, concerteza não ira sumir totalmente, sempre terá 1 ou 2.
Hoje em dia, tem muitos tratamentos como sabonetes, cremes, hidratantes, tônicos entre outros.
Além de usar esses produtos é preciso rever seus hábitos alimentares entre eles: evitar frituras e chocolates (Nãoooooooooooo, isso é pedir de mais!).
Eu ja usei o sabonete Asepxia (1° postagem no blog, vejam lá).
Eu ja fui no dermatologista e ele simplesmente disse: "isso é normal", e eu pensei: "Claro que é normal, não é você que tem espinha e sofre cada dia mais com isso!" kkk.
Dicas:
- Prioridade básica para a pele:
- Limpar
- Tônificar
- Hidratar
2. Nunca esprema as espinhas
3. Cuidado com as mãos, elas contém muitas bactérias.
OBS: eu pedi uns produtinhos da Avon chamado Clearskin e irá chegar no final de janeiro de 2011 e farei uma resenha sobre eles.
Você que tem espinha vai dizer que nunca ficou assim:
Beijos
Fê